CatequeseIgreja

Partilhar uma experiência viva da fé

Da redação, com Vatican News: Papa Francisco abençoa os participantes ao final do Congresso Internacional de Catequistas, no Vaticano. Saudando os participantes reunidos no Vaticano para o III Congresso Internacional de Catequese, organizado pelo Dicastério para a Evangelização, o Papa Francisco expressou sua alegria em encontrá-los e prestou homenagem à sua diversidade internacional.

O Papa destacou o papel muito importante que os catequistas desempenham na Igreja, chamando-os de “um sinal da responsabilidade da Igreja para com tantas pessoas: crianças, jovens e adultos que desejam fazer um caminho de fé”. Explicou que instituiu o ministério de catequista sabendo do grande papel que pode desempenhar na comunidade cristã.

O Sucessor de Pedro destacou a todos nesta audiência como catequistas, incluindo bispos, sacerdotes e consagrados entre eles. “O Senhor nos chama a todos para fazer ressoar o Seu Evangelho no coração de cada pessoa”.

O Papa também disse que gosta muito de sua Audiência Geral semanal na quarta-feira no Vaticano, pois é um “momento privilegiado” para refletir juntos sobre a Palavra de Deus à luz da tradição da Igreja e encontrar formas de testemunhar o Evangelho em nosso vidas diárias.

O Pontífice encorajou os catequistas a nunca se cansarem de seu ministério, evitarem uma catequese do tipo ‘conferência escolar’ e a se esforçarem para oferecer uma “experiência viva da fé que cada um de nós deseja transmitir às novas gerações”.

Neste momento, oferecer catequese é um trabalho desafiador, admitiu, pois envolve encontrar as melhores formas de comunicar a fé a diferentes faixas etárias e estilos de vida.

A chave, observou, é o encontro interpessoal que “abre o coração” para ouvir o Evangelho e aceitar o convite para viver e crescer na vida cristã. O novo Diretório para a Catequese, distribuído recentemente, oferecerá orientações úteis, destacou o Papa, especialmente sobre como renovar a catequese nas dioceses e paróquias.

source

Postagens relacionadas

Purgatório

Lua

Santo Ildefonso

Catequistas devem ser “provocadores”

Eraldo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies