AcólitosServidores do Altar

Qual a diferença entre coroinhas e acólitos?

Nas celebrações eucarísticas alguns jovens auxiliam o padre durante a celebração. Eles são chamados de coroinhas ou acólitos. O quadro Você Sabia?, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 17, mostrou qual é a diferença entre os dois. (Assista ao vídeo abaixo)

“A diferença se dá basicamente pela idade. Os dois, tanto o coroinha, quanto o acólito, desempenha a função de ajudar no serviço do altar, auxiliando os padres, os celebrantes na condução das missas”, explicou Celso Lucas Fernandes de Oliveira, coordenador do grupo de acólitos e coroinhas da Igreja Matriz de Campinas.

Outra diferença é que os acólitos são instituídos pelo bispo, e os coroinhas não. “Eles servem todos os domingos em algumas celebrações. Sempre temos algumas solenidades, festa da padroeira e outras celebrações festivas na paróquia, e eles também servem e ajudam”, ressalta o coordenador.

Alguns acólitos são também seminaristas. É o caso do Ênede Cordeiro, que coordena o grupo de acólitos responsáveis por ajudar na Liturgia durante as celebrações no Santuário Basílica. “O acólito é essencial e, principalmente, na preparação das oferendas.

Os objetos litúrgico, claro, estão o pão, o vinho, o cálice, estão na credência e o acólito leva até o padre para preparar a mesa do altar. Também para realizar bem a procissão de entrada, do Evangelho e as procissões finais” , pontuou.

Compromisso que o acólito Deyvid Dany Terra disse ter consigo e com o Pai Eterno: “É uma forma de agradecer as bênção que o Pai Eterno tem colocado na minha vida. Depois que entrei neste grupo, só tenho desenvolvido e melhorado a minha vida”.

Para se tornar um coroinha ou acólito basta procurar o pároco local e demonstrar interesse. É também necessário passar por um período de formação. “Passamos por uma formação de seis meses preparatório, pois muitos jovens que querem colaborar conosco não tem nenhuma formação, mas tem o desejo no coração.

Por isso, nós temos esses meses dedicados à formação para a espiritualidade, para o significado dos ritos e das coisas que acontecem no presbitério”, concluiu Ênede.

 

 

Postagens relacionadas

Qual a diferença entre coroinhas e acólitos?

Eraldo

Responsabilidades do Acólito na Missa.

Eraldo

O que faz o Coroinha?

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies