Doutrinas & DogmasIgreja

Dogma sobre as últimas coisas

A morte e sua origem: “A morte, na atual ordem de salvação, é consequência primitiva do pecado.” O Céu (Paraíso): “As almas dos justos que no instante da morte se acham livres de toda culpa e pena de pecado entram no céu.”

O Inferno: “O inferno é uma possibilidade graças a nossa liberdade. Deus nos fez livres para amá-lo ou para rejeitá-lo. Se o céu pode ser representado como uma grande ciranda onde todos vivem em plena comunhão entre si e com Deus, o inferno pode ser visto como solidão, divisão e ausência do amor que gera e mantém a vida.

Deve-se salientar que a vontade de Deus é a vida e não a morte de quem quer que seja. Jesus veio para salvar e não para condenar. No limite, Deus não condena ninguém ao inferno. É a nossa opção fundamental, que vai se formando ao longo de toda vida, pelas nossos pensamentos, atos e omissões, que confirma ou não o desejo de estar com Deus para sempre.

De qualquer forma, não se pode usar o inferno para convencer as pessoas a acreditar em Deus ou a viver a . Isso favorece a criação de uma religiosidade infantil e puramente exterior. Deve-se privilegiar o amor e não o temor. Só o amor move os corações e nos faz adorar a Deus e amar o próximo em espirito e vida.

O Purgatório“As almas dos justos que no instante da morte estão agravadas por pecados veniais ou por penas temporais devidas pelo pecado vão ao purgatório. O purgatório é estado de purificação.”

O Fim do mundo e a Segunda vinda de Cristo“No fim do mundo, Cristo, rodeado de majestade, virá de novo para julgar os homens.” A Ressurreição dos Mortos no Último Dia “Aos que creem em Jesus e comem de Seu corpo e bebem de Seu sangue, Ele lhes promete a ressurreição.

O Juízo Universal: “Cristo, depois de seu retorno, julgará a todos os homens.”

Postagens relacionadas

Qual o significado da imposição das Cinzas?

Eraldo

Santo Ambrósio

Lua

Santa Cecilia

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies