IgrejaSantos & Devoções

São José de Anchieta

Em 2015, a Congregação para o Culto Divino e Sacramentos aceitou o pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e declarou São José de Anchieta o padroeiro dos catequistas do Brasil.

O Papa Francisco acaba de publicar o Motu próprio “Antiquum Ministerium” (Antigo Ministério) no qual institui o Ministério dos Catequistas. Trata-se de um reconhecimento oficial e ministerial de um dos mais significativos serviços à Igreja.

No Brasil, milhares de mulheres e homens que em cada canto do País desenvolvem este belíssimo trabalho, têm em quem se inspirar: São José de Anchieta.

Em 2015, a Congregação para o Culto Divino e Sacramentos aceitou o pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e declarou São José de Anchieta o padroeiro dos catequistas do Brasil. Mas por que o escolhido foi José de Anchieta?

O primeiro catequista do Brasil

O jovem jesuíta, nascido nas ilhas canárias, chegou ao Brasil aos 19 anos. Cheio de entusiasmo apostólico, logo escreveu uma gramática para poder transmitir a fé católica aos nativos indígenas na língua mais falada do Brasil: o Tupi.

Nomeado pelo padre Manuel da Nóbrega professor da escola de Piratininga – que daria origem à cidade de São Paulo – o jovem consagrou-se ao ensinamento e à evangelização dos indígenas. Escreveu também manuais de catequese na língua indígena para facilitar o anúncio dos novos missionários.

Paixão e criatividade

Para transmitir a fé com ainda mais eficácia, utilizou dos seus dotes artísticos escrevendo e apresentando peças de teatro por todo o Brasil até então conhecido. Seu entusiasmo no anúncio do Evangelho o impulsionou, como o próprio Papa Francisco afirmou na homilia da Missa em Ação de Graças pela sua canonização: “a lançar os fundamentos culturais de uma Nação em Jesus Cristo”.

Neste sentido, seria significativo que em nossos centros pastorais e salas de catequese, houvesse ao menos uma imagem sacra ou mesmo um quadro com a figura de São José de Anchieta. É um modo de agradecer a Deus por patrono tão inspirador e pedir o mesmo fervor apostólico daquele que consagrou toda a sua vida à catequese do Brasil.

Sem dúvida, o primeiro catequista do Brasil ainda tem muito a inspirar os catequistas de hoje que, com a mesma criatividade e paixão, dedicam suas vidas para transmitir Jesus e os valores do Evangelho aos habitantes da Terra de Santa Cruz.

Oração à São José de Anchieta

São José de Anchieta,
Apóstolo do Brasil,

Poeta da Virgem Maria,
Intercede por nós hoje e sempre.
Dá-nos a disponibilidade de servir a Jesus
Como tu O serviste nos mais pobres e necessitados.
Protege-nos de todos os males
Do corpo e da alma.
E, se for vontade de Deus,
Alcança-nos a graça que agora te pedimos
(pede-se a graça)

São José de Anchieta, rogai por nós!

Postagens relacionadas

São Vito da Lucânia

Eraldo

São Cesário de Arles

Lua

Por que existem tantas igrejas?

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies