Sete Sacramentos

Eucaristia, centro da vida cristã

O Catecismo da Igreja Católica (n. 1324), retomando a constituição dogmática Lumen Gentium (n. 11), do Concílio Vaticano II, declara que “a Eucaristia é fonte e cume de toda a vida cristã”. Este foi inclusive o tema da XI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizado em 2005, dois anos após a publicação da encíclica do Papa João Paulo II sobre a Igreja que vive da Eucaristia (Ecclesia de Eucharistia). Naquela ocasião, a Igreja refletiu sobre a Eucaristia como fonte e ápice da vida e da missão da Igreja, sacramento da nova aliança, dom a ser descoberto constantemente, mistério de fé proclamado.

É inegável, portanto, a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja. Para reforçar essa certeza, o Papa Francisco dedicou seu vídeo do mês exatamente a esse sacramento, convidando-nos a rezar “para que os católicos ponham no centro de suas vidas a celebração da Eucaristia, que transforma as relações humanas e abre ao encontro com Deus e com os irmãos”. O Papa sublinhou que na Eucaristia “é Cristo que se oferece, que se dá por nós, que nos convida para que a nossa vida seja alimentada por Ele e alimente a vida de nossos irmãos; a celebração da Eucaristia é um encontro com Jesus ressuscitado e, ao mesmo tempo, uma forma de nos abrirmos ao mundo, como Ele nos ensinou”.

O convite do Papa para refletirmos sobre a importância da Eucaristia e da nossa participação na liturgia surge em um momento muito significativo. Em primeiro lugar porque o período de pandemia questionou fortemente a Igreja sobre o sentido da “presença” e da “participação” nos sacramentos. Quão importante é o “encontro” e a “comunhão” que o Papa menciona na sua intenção de oração do mês? Na vida de fé é fundamental, por isso somos exortados por Francisco a promover sempre mais a participação ativa e comprometida na celebração da Eucaristia, pois somente assim somos transformados e alimentados por Cristo que se doa em corpo e sangue. A pandemia nos afastou dos templos e nos fez repensar sobre os fundamentos da nossa fé e vida eclesial. É momento de retornar à vida comunitária plena, restabelecendo os laços de comunhão que nos caracterizam como irmãos e irmãs na fé.

O segundo motivo que revela a pertinência do tema apresentado pelo Papa é a celebração dos 60 anos da aprovação da Sacrosanctum concilium, que provocou uma verdadeira “revolução” na liturgia. No dia 4 de dezembro de 1963, o documento foi aprovado, sem controvérsias, com 2147 votos a favor e apenas 4 contra. A renovação da Liturgia era uma exigência unânime, fruto das transformações trazidas pelo movimento litúrgico iniciado no final do século XIX, que resgatou elementos da Escritura, da origem do Cristianismo e da Tradição da Igreja, dando à Liturgia um estatuto teológico e revelando toda a sua riqueza.

A promulgação dessa constituição conciliar foi um marco na vida da Igreja, fundamental para a promoção e desenvolvimento da Liturgia e da Eucaristia. Devolveu-se à Liturgia a verdadeira importância e centralidade na vida cristã, pois é a mais perfeita expressão do mistério de Cristo e da nossa união com Deus, como reforçou o Papa Francisco no seu vídeo do mês. O Concílio mostrou-nos que a liturgia é o momento privilegiado de encontro com Deus, ensinou a valorizar e redescobrir o valor da Palavra e da Eucaristia; e a importância da oração e do silêncio, da reflexão bíblica, da força que vem da Eucaristia. Portanto vale à pena reler e aprofundar a Sacrosanctum concilium, intensificando assim a nossa comunhão com o Papa na sua intenção de oração de julho.

 

É inegável, portanto, a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja. Para reforçar essa certeza, o Papa Francisco dedicou seu vídeo do mês exatamente a esse sacramento, convidando-nos a rezar “para que os católicos ponham no centro de suas vidas a celebração da Eucaristia”.

Irmão Darlei Zanon – Religioso Paulino

Postagens relacionadas

Vaticano pede fim de ‘taxas’ para sacramentos nas igrejas

Vocação, o chamado direto de Deus

Proibição de sacramentos no rito tradicional em Roma é criticada

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies