CatequeseOutros assuntos

Assembleia Arquidiocesana de Catequese tem início nesta sexta

Com o tema “A Catequese na era digital: novos tempos, novos interlocutores”, acontece entre os dias 22 e 24 de julho a Assembleia Arquidiocesana de Catequese. Para o evento, é esperada a participação de 100 catequistas que se reunirão no Instituto de Filosofia do Seminário São José, em Mariana (MG).

Segundo o Coordenador Arquidiocesano da Dimensão Bíblica-Catequética, Padre Jorge Nato da Mata, essa será a terceira edição da Assembleia Arquidiocesana da Catequese, sendo que a primeira ocorreu em dezembro de 1993, tendo três objetivos principais:

Já em 09 de dezembro de 2005, aconteceu a 2ª Assembleia, que teve como fruto o Plano Arquidiocesano de Catequese com o tema “Catequese para todos e todas as idades”. “Já tivemos várias reuniões de avaliação e também dois congressos de Catequese, mas Assembleia apenas duas; essa será a 3ª Assembleia Arquidiocesana de Catequese”, comenta Padre Jorge Nato.

De acordo com ele, esse encontro tem como objetivo encaminhar propostas para melhor responder a realidade atual. “É pedido do nosso Arcebispo, Dom Airton José dos Santos, uma revisão e atualização do Plano Arquidiocesano de Catequese. Temos consciência de que estamos um pouco ultrapassados e é preciso urgente algumas implementações na nossa metodologia”, afirma.

Além disso, ele também recorda que, após a publicação do novo Diretório para a Catequese (2020) e a pandemia as Covid-19, a Equipe de Catequese sentiu-se fragilizada e com dificuldades em dar uma resposta aos anseios da era digital. Diante disso, durante a assembleia, serão abordados assuntos como “Uma Catequese libertadora”, “Jovens protagonistas da Catequese” e “Uma cultura digital a serviço da Evangelização”.

“Tenho expectativas de que algo novo acontecerá, mudanças que trarão novos rumos à metodologia da Catequese. Contamos com o apoio do Espírito Santo para encaminhar decisões para que o nome de Jesus seja mais divulgado e que a nossa Igreja caminhe firme na realização da felicidade humana”, anseia Padre Jorge Nato, lembrando ainda que, em março deste ano, ocorreram também as Assembleias Regionais de Catequese.
Confira a programação do encontro:
16h: Chegada
18h: Abertura e Oração Inicial
19h: Jantar
20h: Ver (Apresentação dos relatórios das Assembleias Regionais, sendo disponibilizados 15 minutos para cada região)
22h: Chá e descanso
07h30: Oração da Manhã
08h: Café
09h: Julgar – “A Catequese na era digital: novos tempos, novos destinatários” – Pe. José Luiz da Silva
10h30: Intervalo
11h: Continuação
12h: Almoço
13h30: Agir (Trabalho em grupo) – Pe. José Geraldo de Oliveira
15h30: Café
16h: Plenário
18h: Descanso
19h: Jantar
20h: Votações e encaminhamentos
22h:Chá e descanso
08h: Café
09h: Carta-mensagem aos catequistas e Palavra do Coordenador Arquidiocesano de Catequese
10h: Missa e Envio – Dom Airton José dos Santos
12h: Almoço e encerramento
 Imagem: Coordenação Arquidiocesana de Catequese/Divulgação

source

Postagens relacionadas

Fidelidade é a Seguradora da JMJ Lisboa 2023

Eraldo

Diocese siciliana proíbe padrinhos de batismo e crisma

Eraldo

Leigos e catequista

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies