IgrejaOutros assuntos

Qual o significado da imposição das Cinzas?

Com a imposição das Cinzas, a Igreja no Brasil iniciou sua caminhada de conversão do coração para a Páscoa do SenhorRecebermos as Cinzas sobre nossas cabeças para nos lembramos de nossa condição humana, frágil, transitória e exposta a falhas e retrocessos.

No momento da imposição das Cinzas, o celebrante diz a cada fiel uma das seguintes expressões: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’ ou ‘Lembra-te que és pó, e ao pó te hás de voltar’. A primeira expressão refere-se ao início da pregação de Jesus e nos lembra que a vida cristã se inicia com a conversão. A segunda expressão nos lembra nossa situação de fragilidade humana.

A Quaresma tem duração de quarenta dias, iniciando-se na Quarta-feira de Cinzas e se estendendo até o Domingo da Páscoa. O número está ligado, fundamentalmente, aos 40 anos em que o Povo de Deus peregrinou pelo deserto em busca da Terra Prometida. Mas lembra-nos também os 40 dias em que o profeta Elias caminhou até a Montanha de Deus e, principalmente, os 40 dias que Jesus permaneceu no deserto em preparação à sua vida pública.

Quaresma mostra a nossa condição de peregrinos e de pecadores, necessitados de mudanças profundas para sermos melhores filhos de Deus e irmãos de todos. A Igreja do Brasil tem tentado resguardar o sentido da Quaresma através da realização da Campanha da Fraternidade, e que os fiéis precisam aproveitar este período para reflexão e mudança de vida. A cada ano, a Igreja propõe um tema. Em 2022, é ‘Fraternidade e Educação’ e o lema ‘Fala com sabedoria, escuta com amor’.


Fonte: https://www.a12.com/

Postagens relacionadas

Santa Eufrásia

Santo Eleutério

Eraldo

São Gregório Nazianzeno

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies