Purgatorio-ceu
IgrejaOutros assuntos

Purgatório

O Purgatório é Bíblico? É dogma de fé o purgatório? É bíblica a doutrina sobre o purgatório? – A minha resposta é sim, é dogma de fé o purgatório e, portanto, bíblica a sua doutrina.

Depois que estudei o assunto sobre o purgatório descobri ser essa doutrina altamente consoladora. A Igreja ensina que o purgatório é um estado de purificação moral, em que as almas, não ainda completamente puras, são purificadas mediante penas, tornando-se dignas do céu. Essa é a definição do dogma.

Quanto as provas escriturísticas (da Bíblia) encontramos em:
“Em seguida fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse em sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles.

Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morreram piedosamente, era isto um bom e religioso pensamento; eis porque ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas”. Este texto do II livro de Macabeus nos mostra claramente existir um mistério de expiação    (um purgatório) na vida futura.

“Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar com o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século, nem no século vindouro”.
Por esta expressão: “Não alcançará perdão neste século, nem no século vindouro”, vemos que há pecados perdoados, também no século futuro, isto é, no outro mundo. Este lugar, no outro mundo, chama-se purgatório.

A Visita de Jesus – (Vida e Conhecimento)

Postagens relacionadas

Catequese do Papa sobre discernimento: o que significa discernir

São Vilibrardo, o confessor

As lições dos Reis Magos

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies