Sete Sacramentos

Não fiz a Crisma; posso receber a hóstia?

O Batismo, a Primeira Eucaristia e a Crisma (ou confirmação) são os sacramentos da iniciação cristã. Por isso, o Catecismo da Igreja Católica (CIC) explica que há a necessidade de receber a crisma para que exista a totalidade da graça do Batismo.

“Com efeito, os batizados “pelo sacramento da Confirmação, são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo”.”

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia; e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

Segundo o papa Francisco afirmou na Solenidade de Corpus Christi deste ano de 2022, todas às vezes que recebemos Jesus Eucarístico, presente na hóstia, Ele dá um sentido novo às nossas fragilidades.

“Ele nos lembra que, aos seus olhos, somos mais preciosos do que pensamos. Ele nos diz que fica feliz se partilhamos nossas fragilidades com Ele. Ele nos repete que sua misericórdia não tem medo de nossas misérias. A misericórdia de Jesus não tem medo de nossas misérias.

E acima de tudo, nos cura com amor daquelas fragilidades que não podemos nos curar sozinhos. Quais fragilidade? Pensemos! A de sentir ressentimento por quem nos fez mal, dessa não podemos nos curar sozinhos; de nos distanciarmos dos outros e nos isolarmos em nós mesmos; também dessa não podemos nos curar sozinhos; a de ficarmos tristes, chorando e lamentando sem encontrar a paz, também dessa não podemos nos curar sozinhos. É ele quem nos cura com a sua presença, com o seu pão, com a Eucaristia”, afirmou.

Para o papa por meio da Eucaristia ocorre a nossa união com Cristo e isso nos torna capazes de ser cada vez mais semelhante no modo de viver, de doar-se ao nosso próximo e responder ao mal promovendo o bem.

source

Postagens relacionadas

Eucaristia, centro da vida cristã

Eraldo

Ordem da recepção dos Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã

Eraldo

Os sacramentos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies