IgrejaSantos & Devoções

São Vito da Lucânia

São Vito ou São Guido é um santo católico originário da Sicília que viveu durante a perseguição aos cristãos e morreu como mártir da Igreja pelas mãos dos Imperadores Diocleciano e Maximiano. Sua festa é celebrada em 15 de junho.

No final da Idade Média, as pessoas na Alemanha celebravam a festa de Vitus dançando diante de sua estátua. Essa dança se tornou popular e o nome “Saint Vitus Dance” foi dado à doença neurológica da coreia de Sydenham. Também levou Vito a ser considerado o santo padroeiro dos dançarinos e dos artistas em geral.

Vito é considerado o santo padroeiro dos atores, comediantes, dançarinos e epiléticos, da mesma forma que Gênesis de Roma. Diz-se também que ele protege contra raios, ataques de animais e dormir demais.

Vito é o santo padroeiro da cidade de Rijeka na Croácia; as cidades de Ciminna e Vita, na Sicília, Polignano a Mare, na Puglia, Forio, na ilha de Ischia, na Campânia, Itália; a contrada de San Vito, em Torella dei Lombardi, em Avellino, Itália;

A cidade de Rapone, Itália; a cidade de Winschoten na Holanda, a colônia italiana de San Vito (Costa Rica) na Costa Rica, e da cidade de St. Vith localizado na Bélgica.

Vários lugares na Áustria e na Baviera são nomeados Sankt Veit em sua homenagem

Segundo a lenda, Vito, Modesto e Crescentia eram mártires de Diocleciano. O primeiro testemunho de sua veneração é oferecido pelo “Martyrologium Hieronymianum”. O fato de a nota estar nos três manuscritos mais importantes indica que também estava no exemplo comum deles, que apareceu no século V.

O mesmo Martyrologium fez no mesmo dia outra menção a Vitus no topo de uma lista de nove mártires, com a declaração do local, em Eboli , “Em Lucania “, ou seja, na província romana desse nome no sul da Itália entre o mar da Toscana e o golfo de Taranto. É facilmente possível que seja o mesmo mártir Vito em ambos os casos.

Postagens relacionadas

Porque a Igreja se chama Católica?

Lua

Estruturas e Cargos da Igreja

Lua

Santo Arsênio

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies