Outros assuntos

Diferença entre orar e rezar – as “vãs repetições”

ASSIM COMO atestam Michaellis, Aurélio e todos os dicionários da língua portuguesa, os termos orar e rezar são sinônimos. Aliás, é importante notar que essa duplicidade de termos que expressam uma mesma realidade é característica de nossa língua pátria.

Em inglês, por exemplo, o verbo to pray significa exatamente o mesmo: orar ou rezar, tanto faz. Em italiano, usa-se a palavra pregare, que poderia ser traduzida como “suplicar” e que tem o mesmo sentido de orar ou rezar em nosso idioma.

No desenvolvimento do português, – esta língua tão complexa, – surgiram muitos termos sinônimos, como: andar e caminhar; experimentar e experienciar; trabalhar e laborar; alimentar e nutrir; orar e rezar, etc, etc… De fato, não há absolutamente nenhuma razão para se diferenciar radicalmente os termos orar e rezar.

Na Santa Missa, por exemplo, o sacerdote tanto usa a expressão “oremos” quanto, – na oração dos fiéis ou na homilia, – pode dizer “rezemos“. Infelizmente, porém, de algum tempo para cá, muitos “pastores” andam imaginando que têm autoridade para mudar a língua portuguesa, e por conta própria vem “ensinando” a pessoas simples e despreparadas que existe uma grande diferença entre orar e rezar.

E assim, sem pensar, grande parte dos nossos irmãozinhos afastados assume essa ideia equivocada. Pior: como de costume, considerando-se os únicos entendedores da Bíblia Sagrada, essas pessoas são rápidas em nos acusar por conta deste assunto: criou-se a esdrúxula ideia de que “rezar” seria repetir “vãs palavras”, enquanto que “orar” seria, verdadeiramente, falar com Deus. Analisaremos bem a questão, a seguir. Antes, vejamos o que a própria Escritura tem a dizer sobre questões como esta:

“Esses tais demonstram um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca das palavras, que resulta em inveja, brigas e atritos constantes…”
(1Tm 6, 4)

Postagens relacionadas

Papa elogia papel “insubstituível” dos catequistas

Ser Catequista: O que é? Para que serve?

Lua

Encontro de catequistas do Brasil

Eraldo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies