Outros assuntos

Comissões episcopais para a catequese participam de amplo processo de escuta sobre instituição do Ministério de Catequese

No dia 16 de junho, no Panamá, teve início a reunião das Comissões Episcopais para a Catequese do continente, convocada pelo Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam) e pelo Dicastério para a Evangelização, do Vaticano, com a participação do monsenhor Rino Fisichella, do Dicastério para a Evangelização.

Os participantes foram acolhidos e, em especial, para analisar o Diretório para a Catequese e o Motu Proprio Antiquum Ministerium. O objetivo do encontro, segundo a organização, era projetar linhas comuns de fortalecimento do trabalho evangelizador de toda a Igreja na região.

Do Brasil participou o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Laboratório de Catequese, do Celam. Para ele foram dias intensos de reflexão.

“Foi enviado às Conferências Episcopais um questionário. A equipe do Celam fez uma síntese e, a partir disso, foi apresentada a oportunidade de todos comentarem e dialogarem”, explicou o padre Jânison.

Participaram desta consulta 19 Conferências Episcopais: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, República Dominicana, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

No último dia do encontro, 17 de junho, segundo o padre Jânison, os grupos se reuniram para apresentar propostas de ações nas Conferências Episcopais.

“No caso do Brasil, nós já apresentamos o Diretório de Catequese, fizemos estudos nos regionais da Conferência e já temos um documento publicado, o Critérios e Itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista“, salientou.

Padre Jânison salientou que foi importante perceber que muitas Conferências já tiveram seus documentos aprovados pelos bispos e também já estão instituindo o ministério de catequista e realizando na prática, a partir de suas realidades.

Algumas Conferências ainda não deram o passo para a instituição do ministério catequista, mas identificaram quatro experiências, por exemplo:

Postagens relacionadas

Papa elogia papel “insubstituível” dos catequistas

Qual é a diferença da Missa diária para a Missa dominical?

Lua

Instituição do Ministério do Catequista é explicada a padres da Diocese

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies