IgrejaSantos & Devoções

Catecismo de São Pio X

O Catecismo de São Pio X é um pequeno e simples catecismo, escrito pelo Papa São Pio X em 1905, com o importante objectivo de popularizar o ensino do catecismo na Igreja Católica e tornar os católicos mais informados e conhecedores da sua fé e doutrina. Este catecismo tinha também a função de resumir o Catecismo Romano, que foi um produto importante do Concílio de Trento.

Índice
1 Características
2 Estrutura
3 Actualidade
4 Referências
5 Ver também
6 Ligações externas

Características
Este catecismo, publicado inicialmente em italiano, adopta o clássico “método dialógico de perguntas e respostas” para expôr o essencial da doutrina católica, fornecendo por isso um conhecimento teológico básico para todos os católicos. Este método, aliado à sua “linguagem clara e concisa”, tornou-se mais adequado à formação dos jovens e adultos católicos do que o Catecismo Romano.

Em 2003, o então cardeal Joseph Ratzinger (mais tarde, Papa Bento XVI), afirmou que o Catecismo de São Pio X “tinha como características a simplicidade de exposição e a profundidade de conteúdos .

Estrutura
Este catecismo, com cerca de 1000 perguntas e respostas, é estruturado da seguinte maneira:

Introdução – onde estão expostas as principais orações e fórmulas de doutrina católica;
Lição Preliminar: Da Doutrina Cristã e suas partes principais;
Primeira Parte: Do Símbolo dos Apóstolos, chamado vulgarmente o Credo;
Segunda Parte: Da Oração;
Terceira Parte: Dos Mandamentos da Lei de Deus e da Igreja;
Quarta Parte: Dos Sacramentos;
Quinta Parte: Das virtudes principais e de outras coisas que o cristão deve saber – nesta última parte, está exposto a doutrina sobre as virtudes, o pecado, as bem-aventuranças, a Tradição apostólica (oral e escrita), as boas obras (com particular destaque às obras de misericórdia) e os novíssimos.

Atualidade
Em 2003, o então cardeal Joseph Ratzinger (mais tarde, Papa Bento XVI), afirmou que o Catecismo de São Pio X continua ainda válido, porque “a fé como tal é sempre idêntica. Portanto, o Catecismo de São Pio X conserva sempre o seu valor.

O que pode mudar é a maneira de transmitir os conteúdos da fé. […] Mas isso não impede que possa haver pessoas ou grupos de pessoas que se sintam mais à vontade com o Catecismo de São Pio X. É preciso não esquecer que aquele Catecismo […] era fruto da experiência catequética pessoal de Giuseppe Sarto […].

Também por isso, o Catecismo de São Pio X poderá continuar a ter no futuro alguns amigos”. Mas, Ratzinger ressalvou que o novo Catecismo da Igreja Católica e o seu Compêndio “possam responder da melhor maneira às exigências de hoje .

 Referências
Catecismos

Site da Associação Cultural Montfort
Catecismo de São Pio X
Site da Editora Permanência
O catecismo num mundo pós-cristão
Uma entrevista com o cardeal Ratzinger (2003)

Postagens relacionadas

Santa Bibiana

São Pedro Julião Eymard

Lua

O que é uma relíquia sagrada?

Lua

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies