CatequeseOutros assuntos

Após ler matéria da ACI, catequistas organizam Rosário

As catequistas Paula Virgínia Almeida e Lázara Barbosa moram em São Roque de Minas, uma cidade de cerca de 7 mil habitantes na Serra na Canastra, Minas Gerais. No início de novembro, viram uma matéria da ACI Digital sobre o Rosário Mundial das Mulheres, que acontecerá em 8 de dezembro em mais de 25 países.

Logo decidiram promover a iniciativa na cidade e, hoje, mais de 200 mulheres já estão confirmadas para o momento de oração. Paula Almeida contou à ACI Digital que o pároco da paróquia de São Roque, padre Carlos Alexandre Ferreira Chaves, enviou uma mensagem para ela com o link de uma matéria da ACI sobre a participação da cidade de Santa Maria (RS) no Rosário Mundial das Mulheres. “Na hora que eu li, logo falei: vamos fazer aqui”, disse.

Ela, então, convidou a amiga Lázara Barbosa. Juntas, começaram “a mobilizar algumas pessoas”. “Decidimos fazer uma camiseta também. Criamos um grupo que foi crescendo, crescendo, crescendo. Já estamos com quase 200 pedidos de camiseta e mais de 200 mulheres no grupo”, disse.

Almeida recordou que uma experiência pessoal dias antes também a levou a decidir fazer o Rosário das Mulheres na cidade mineira. “Eu tenho uma afeição muito forte por Nossa Senhora e, há alguns dias, passei por uma situação assustadora. Em 3 de novembro, eu estava com minha filha Olívia (Almeida), de 1 ano e meio, voltando de uma cidade aqui perto e sofri um acidente, cheguei a capotar meu carro. Mas, graças a Deus, não aconteceu nada com ela nem comigo. Na hora do acidente, eu estava escutando um CD do terço”, contou.

“Quando vi a matéria e, como tinha acabado de passar por isso, disse: ‘é um sinal, vou fazer aqui, porque preciso agradecer a Nossa Senhora’”, afirmou. Para a catequista, a iniciativa teve grande adesão na cidade em pouco tempo por causa da devoção a Nossa Senhora. “Vejo que aqui é uma cidade de muita fé, as mulheres têm muita fé e são muito unidas para esse tipo de iniciativas. Na verdade, o povo é um povo de muita fé”, afirmou.

O Rosário Mundial das Mulheres acontecerá no dia 8 de dezembro, a partir das 18h. As mulheres de São Roque de Minas vão sair em procissão da igreja do Rosário até a praça da igreja matriz. “Vamos com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Terá um coral de mulheres cantando no caminho. Na praça, rezaremos o terço e, ao final, terá a missa solene da Imaculada Conceição”, contou Paula Almeida.

Segundo ela, para a oração do terço será confeccionado um terço com velas de led e cordões luminosos na escadaria da igreja. “Conforme formos rezando cada mistério, vamos acendendo as velas”, disse. Paula Almeida contou que a mobilização para o Rosário Mundial das Mulheres foi tão positiva na cidade que já estão pensando em dar continuidade à oração.

“Já estão querendo organizar o terço das mulheres aqui, porque na cidade tem o terço dos homens. Agora, com esse movimento todo, as mulheres começaram a se animar e eu fiquei muito feliz”, concluiu.

source

Postagens relacionadas

Catequistas, um serviço com raízes antigas voltado para o futuro

Cinco conselhos para evangelizar nas redes

Catequese e a Palavra

janaina santos santos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies