Muito obrigado por visita meu site, cadastre-se no site e recebe o nosso informativo com muitas novidades

Para ajudar o site basta clicar em um banner ao sair

x

1º Eucaristia

Liturgia
Tipografia
  • Menor Pequeno Médio Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Geórgia Vezes

Primeira comunhão é uma celebração religiosa de algumas denominações cristãs, principalmente da Igreja Católica Apostólica Romana, em que os cristãos participantes recebem pela primeira vez, respectivamente, o "Corpo e Sangue de Cristo 

sob a forma de pão (hóstia) e vinho".

Esta celebração também conhecida como "Primeira Eucaristia" visto que os participantes recebem pela primeira vez o sacramento de Eucaristia. Após esta cerimónia, eles passam a poder receber a Eucaristia, uma das celebrações centrais da Igreja Cristã, desde o século I d.C.

Normalmente, antes de os cristãos receberem a Primeira Comunhão, eles têm que saber e compreender alguns princípios e conhecimentos fundamentais da Igreja, nomeadamente os 10 Mandamentos, também os mandamentos da Madre Igreja, as principais orações, os 7 sacramentos, etc. Para se realizar este rito religioso é necessário que o catequizando faça a confissão dos pecados particularmente com o sacerdote, o que irá se repetir sempre que o já catequizado cometa um pecado mortal, para assim tornar a receber a Sagrada Eucaristia.

Na Igreja Católica, a Eucaristia é um dos sete sacramentos. Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, a Eucaristia é "o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna" (n. 271). A palavra Hóstia, em latim, quer dizer vítima, que entre os hebreus, era o cordeiro, sem culpa, imolado em sacrifício a Deus.

Ao ser consagrada a Hóstia e o vinha se torna verdadeiramente o CORPO e SANGUE de Nosso Senhor Jesus Cristo por isso devemos recebe-lo com todo respeito.

Cerimônia da Primeira Comunhão?

A Missa da 1 Eucaristia deve ser diferente das tradicionais pois é um momento muito especial para a pessoa, no sentido de que será a primeira na qual a pessoa passará a participar da Missa por completo, assim como ampliará o seu convívio religioso, por meio das Missas Dominicais. Normalmente, as crianças que fazem a Primeira Comunhão levam o pão e o vinho até o Altar. Neste momento, o Padre fará a apresentação destas à Deus, oferecendo para que se convertam no Corpo e Sangue de Cristo.