11
Qui, Ago
3 Novos Artigos

Apóstolo

Pesquisar termos do glossário (expressão regular permitida)

Glossários

Apóstolo Glossários: IGREJA
Acessos: 31
Sinônimos: enviado, missionário, pregador.

Eram os seguidores diretos de Jesus, enviados para propagar o cristianismo. Assim como o profeta tinha a autoridade de Deus para escrever e falar ao povo em nome de Deus, o Apóstolo no novo testamento tem esta mesma autoridade; ver 1 Tessalonicenses 2:13 e II Pedro 1:1,

O Apóstolo jamais é tido como profeta; ver Efésios 1:1 e I Pedro 1:1.

Na tradição cristã, os apóstolos (em grego: ἀπόστολος, transl.: apóstolos; lit. "aquele que é mandado em missão"), por vezes referidos como os Doze Apóstolos, foram um pequeno grupo de doze pessoas relatadas como os discípulos de Jesus, a figura central do cristianismo.

São mensageiros judeus enviados por Jesus para pregar o Evangelho, inicialmente apenas aos judeus e depois também aos gentios, em todo o mundo antigo. Durante a vida e o ministério de Jesus no século I, os apóstolos foram seus seguidores mais próximos e se tornaram os principais pregadores da mensagem de seu evangelho.Segundo o Evangelho de Lucas, "Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos" (Lucas 6:13).

O fato de terem sido escolhidos 12 discípulos parece ter especial importância, pois alguns estudiosos interpretam como uma referência às 12 tribos de Israel.Vemos, entretanto, que, logo após a ressurreição de Jesus, outros homens foram comissionados (enviados) como apóstolos, cumprindo o poder que Jesus deixou à Sua Igreja de falar em Seu nome.

São os primeiros presbíteros, ultrapassando o número inicial dos 12 apóstolos. O termo apóstolo é designado para um trabalho específico dentro da estrutura de cargos da igreja. Prioritariamente, este serviço seria o de expandir a mensagem do evangelho para novas localidades, organizando a vida cristã entre os fiéis. A função é responsável pela fundamentação de questões doutrinárias, em consonância com os ensinamentos de Deus.