Apresentação do tema: Eucaristia:
DIZ O CATECISMO DO CONCÍLIO DE TRENTO: SESSÃO XXII
Cap. 1. - Da instituição do sacrossanto sacrifício da Missa
Já que no Antigo Testamento, segundo testifica o Apóstolo S. Paulo, por causa da fraqueza do sacerdócio levítico não havia perfeição, convinha, por disposição de Deus, Pai da misericórdia, se levantasse outro sacerdote segundo a ordem de Melquisedec (Gên 14, 18; Sl 109, 4; Heb 7, 11), Nosso Senhor Jesus Cristo, que pudesse consumar (Heb 10, 14) e levar à perfeição todos os que se houvessem de santificar (Heb 10, 14).
O QUE É A EUCARISTIA? Os hebreus, enquanto peregrinavam pelo deserto, foram sustentados por Deus com um alimento celeste: o maná. Era a "figura" do alimento verdadeiro, divino, com o qual o Redentor haveria de alimentar e sustentar os fiéis na fatigante viagem pelo deserto da vida: a EUCARISTIA. "Eu sou o Pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Mas este é o pão que desceu do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desci do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente; e o pão que eu darei é a minha carne que será sacrificada para a salvação do mundo" (João 6,48-52).
SACRAMENTO DO BATISMO
O batismo é o primeiro sacramento que Nosso Senhor Jesus Cristo, deixou à Igreja. É através do batismo que uma pessoa é inserida na família de Deus, isto é, na Igreja.
O nome "Batismo" vem do gredo "baptizein", que significa "mergulhar". Era um costume da Igreja primitiva, mergulhar totalmente o batizado na água, como se este tivesse sendo sepultado. Este simples gesto tinha um significado tremendo. A imersão, ou mergulho do batizado na água significava que este estava sendo sepultado para sua vida terrena.
CREIO EM JESUS CRISTO
Os Atos dos Apóstolos relatam a primeira pregação cristã, realizada pelos Apóstolos, por mandato de Cristo. Proclamavam, em primeiro lugar, a pessoa de Jesus de Nazaré, sua morte e ressurreição. Na praça de Jerusalém, Pedro proclama: “Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes” (At 2,36). A pessoa dele dava valor às suas palavras e aos sinais que ele operava (Jo 2,18; 6,30).
CREIO NO ESPÍRITO SANTO «CREIO NO ESPÍRITO SANTO»
136. Que quer dizer a Igreja quando professa: «Creio no Espírito Santo»?
Crer no Espírito Santo é professar a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que procede do Pai e do Filho, e «com o Pai e o Filho é adorado e glorificado». O Espírito foi «enviado aos nossos corações» (Gal 4,6) para recebermos a vida nova de filhos de Deus.
Olá meus Irmãos em Cristo, espero que este site possa ajudar a muitos catequista
Se vc tiver material (encontros/dinamicas) entre outros, você pode adicionar aqui para ajudar outros catequistasCaso encontre algum erro me envie um email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)