Noticias

Evangelii Gaudium: Luzes para a Catequese

RESUMO: Esta pesquisa estuda a Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, garimpando intuições para um novo paradigma catequético. Há tempos, muito se fala da ineficiência do processo de iniciação cristã em vigor, que dá mostras de caducidade e falência. A Evangelii Gaudium levanta questões pertinentes para a ação catequética e traz luzes para mudanças. Trata-se de um texto rico em possibilidades teológicas e pastorais, especialmente no campo da evangelização e da missão, no qual se enquadra a catequese da Igreja.

Os princípios da Exortação sugerem uma verdadeira conversão catequética, propondo a passagem da catequese tradicional, focada na doutrina e nos sacramentos, para uma catequese querigmática, mistagógica e com acompanhamento personalizado dos catequizandos. Tal conversão exigirá das comunidades eclesiais uma coragem audaciosa, cujas raízes se encontram na ação evangelizadora do próprio Jesus de Nazaré.

Palavras-chave: Iniciação Cristã. Catequese. Paradigma catequético. Conversão Catequética. Papa Francisco.

A crise do processo tradicional de iniciação cristã é fato que salta aos olhos; não há como negá-la. Diversos autores têm trabalhado esse tema e não faltam esforços para delinear um novo paradigma para a catequese atual. Diante da constatação da ineficácia da catequese atual, o que é possível fazer? O processo catequético se tornou dispensável nos dias de hoje? Será realmente o fim da catequese? Por suposto que não.

A crise do processo tradicional de iniciação cristã não decretou a morte do processo catequético, mas, com certeza, chama toda a Igreja a repensar a sua ação evangelizadora. Nesta esteira, surge como uma possível via a proposta do Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, que sugere o modelo de uma “Igreja em saída” (EG 27). Assim como toda a Igreja, o processo catequético também precisa sair dos moldes já conhecidos para aventurar-se a falar ao coração dos contemporâneos.

1 Conversão pastoral, conversão catequética

Se por um lado a crise do processo tradicional de transmissão coloca em evidência as inúmeras debilidades da transmissão da cristã na atualidade, por outro ela abre novos horizontes, que, se bem aproveitados, podem trazer novo vigor à catequese. Para Libanio (2006), o cenário é de chances para o cristianismo:

A chance do Cristianismo depende de profundo mergulho no Jesus histórico, relendo-o sobre o crivo de sua infinita humanidade. […] A chance maior do Cristianismo não virá de seu conteúdo doutrinal – ele mesmo maravilhoso –, nem de eficiência organizativa das atuais formas de Igreja, mas da maneira como as comunidades viverão os valores do futuro da humanidade: solidariedade, paz, convivialidade humana, esperança nas tribulações, fé-confiança no ser humano malgrado as terríveis decepções e perversidades (LIBANIO, 2006, p. 134-135)

Baixar materia completa:

EVANGELII GAUDIUM

Postagens relacionadas

Ano Vocacional: uma inspiração para catequistas

Eraldo

Evangelii Gaudium: Luzes para a Catequese

Eraldo

As diferenças entre as Igrejas Católica e Protestante

janaina santos santos
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies