25.5 C
Ceilândia
Deus Pai: coração de Mãe e jeito de Avô
Doutrinas & Dogmas

Deus Pai: coração de Mãe e jeito de Avô

87 / 100

Nessa busca, privilegiamos a dinâmica “econômica”, histórica, pois assim parece ser o caminho de nossa compreensão de Deus: “Os Padres da Igreja distinguem entre a “Theologia” e a “Oikonomia”, designando com o primeiro termo o mistério da vida íntima do Deus-Trindade, e com o segundo, todas as obras de Deus, através das quais ele se revela e comunica sua vida. É através da “Oikonomia que nos é revelada a “Theologia”; mas, inversamente, é a “Theologia” que ilumina a “Oikonomia”. 

As obras de Deus revelam quem ele é em si mesmo; e, inversamente, o mistério do Ser íntimo ilumina a compreensão de todas as suas obras. Acontece o mesmo, analogicamente, entre as pessoas humanas. A pessoa mostra-se no seu agir, e quanto melhor conhecermos uma pessoa, tanto melhor compreenderemos o seu agir”.

Queremos seguir essa orientação, compreendendo o Deus Pai, com coração de Mãe, a partir da vida e prática de Jesus de Nazaré, que nos revela o ser de Deus, comunhão de pessoas, iguais e diferentes, e que vivem em plena colaboração. Um Deus Pai-Mãe preocupado com a vida dos seus filhos(as), sem fazer discriminação alguma. São João assim exprime essa intuição, ao pôr estas palavras na boca de Jesus: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Ou na terminologia de Mt 11,25-26: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado”. Essa atitude do Deus Pai de Jesus muito se assemelha ao carinho de mãe ou ao carinho de avô, que se desdobra para agradar seus netos e netas! Uma atitude acolhedora e que revela um sentimento de amor profundo para com todos(as), sem aquela dureza com que, muitas vezes, acabamos apresentando Deus para as pessoas.

1. Jesus, o Filho, nos revela o Pai (Jo 1,18; 8,14; 14,5-9)

Será que estamos conscientes da revelação de Deus em Jesus de Nazaré? Como compreender que em Jesus nós temos o caminho que nos leva ao Pai? (Jo 14,5-9). Como compreender a missão de Jesus, que sabe de onde veio e para onde vai (Jo 8,14), sendo, pois, “o caminho, a verdade e a vida”? (Jo 14,6).

a) O Reino de Deus e o Deus do Reino

Postagens relacionadas

O que é Querigma?

Eraldo

Dogma sobre o Papa e a Igreja

Lua

Maria é onipresente e onipotente?

Lua
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Politica de privacidade & Cookies