História da Igreja Católica

Acessos: 1128

A história da Igreja Católica tem seu início por volta do ano 30 d.C, por ocasião do ministério de Jesus Cristo Nosso Senhor e da escolha dos 12 apóstolos com os quais Jesus Cristo mesmo edificou Sua Igreja, escolhendo dentre eles um como principal, o “chefe dos Apóstolos”, Simão, que Ele

chamou Pedro, que O reconheceu como O Cristo, Filho de Deus, que havia de vir para reunir o Povo Eleito de Deus disperso pelo mundo inteiro, pois sobre esta pedra havia Ele de edificar Sua Igreja, que é Um Só Corpo com Jesus Cristo mesmo como Cabeça, como dizia já São Paulo Apóstolo, e como dizia já Santo Inácio de Antioquia, um dos primeiros bispos da mesma Igreja Católica, que viveu entre 35 e 107 d.C., "onde está Jesus Cristo está a Igreja Católica".

De fato a Igreja de Cristo é Uma Só, e Una, devido à Unidade dos Cristãos em plena comunhão com Cristo e com o Seu Magistério Eclesiástico representado principalmente pelo bispo da diocese de Roma, que é o Papa, sucessor de São Pedro Apóstolo, havendo o Magistério Eclesiástico da mesma Igreja estar em comunhão com o mesmo sucessor de Pedro, estando então também em comunhão com Cristo que a Pedro confiou por primeiro Seu Rebanho a ser apascentado ainda nessa peregrinação na Terra, até que Ele, Jesus Cristo mesmo, venha em Seu Advento, a julgar vivos e mortos, quando então arrebatará, ou seja, levará consigo Sua Igreja a plenitude do Reino dos Céus.

Há dois mil anos e que fora fundada por Jesus Cristo sobre Pedro (Mateus 16:18). Em Antioquia os discípulos de Cristo pela primeira vez foram chamados de Cristãos. Santo Inácio de Antioquia, a referência mais antiga que se tem registro do tratamento da Igreja fundada por Jesus Cristo como "Igreja Católica": "Onde está Jesus Cristo está a Igreja Católica", no mesmo sentido em que o próprio Senhor Jesus Cristo disse: "Onde está O Senhor ali também devem estar os Seus servos". Influindo a mesma Igreja Católica no mundo em aspectos espirituais, religiosos, morais, políticos e socioculturais. Aliás, a história das igrejas protestantes mesmo depende da história da Igreja Católica Apostólica Romana, que a precede e da qual elas se separaram por meio do cisma e da heresia. Dela saíram, por revolta, os primeiros expoentes do Protestantismo como Lutero e Calvino. Graças à Igreja Católica é possível conhecer a História do Cristianismo e a história da civilização ocidental.

Imprimir