O Batismo

O Batismo

O batismo é o primeiro sacramento que Nosso Senhor Jesus Cristo, deixou à Igreja. É através do batismo que uma pessoa é inserida na família de Deus, isto é, na Igreja. O nome "Batismo" vem do gredo "baptizein", que significa "mergulhar". Era um costume da Igreja primitiva, mergulhar totalmente o batizado na água, como se este tivesse sendo sepultado. Este simples gesto tinha um significado tremendo.

A imersão, ou mergulho do batizado na água significava que este estava sendo sepultado para sua vida terrena, e quando imergia das águas, significava que estava renascendo para uma vida com Cristo.

Como todo sacramento, o batismo é um sinal visível de uma graça invisível. Mas que graça de Deus, o batizado recebe no sacramento do batismo? A graça da regeneração ou purificação dos pecados. Durante o batismo, o batizado recebe o Espírito Santo que o renova para a vida em Cristo. A grande maioria das seitas protestantes, vêem o batismo como um ato simbólico, isto é, um ato público de aceitação da fé cristã. Esta concepção de batismo é totalmente estranha ao cristianismo original.

O BATISMO POR ABLUÇÃO

A Bíblia não afirma que João Batista imergia (mergulhar n’água) as pessoas. Muito menos o fez com Jesus Cristo, a quem tinha grandíssimo respeito. Além disso, o costume constante dos hebreus era antes o das abluções rituais, isto é, derramar água por cima da pessoa que se purificava (Marcos 7,4) (João 2,6).

Nenhum dos seis casos de batismos cristãos feitos no tempo dos Apóstolos, e registrados na Bíblia, foram feitos em rios.

Comentários (0)

Não há comentários postados aqui ainda

Deixe seus comentários

  1. Postando comentário como convidado. Inscreva-se ou faça login em sua conta.
0 Personagens
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização