O Batismo de Jesus e o nosso compromisso de santidade!

Sept heels howard holes quantity gang stronger

No último domingo celebrávamos a Festa do Batismo de Jesus. Com esta festa encerramos o ciclo do Natal e iniciamos o Tempo Comum, que em 2010, é dedicado ao estudo do Evangelho de São Lucas. São Lucas, mais que os outros evangelistas, acentua que Jesus expressa o amor de Deus pelos desprezados deste mundo, tanto com as atitudes, como com a sua mensagem.

Expressa sua simpatia para com: os pecadores, "pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido"; os samaritanos; as mulheres. Isso expressa também a rejeição dos ricos, e a bem-aventurança dirigida aos "pobres" e aquele que "agora passam fome".

Lucas se baseava no pressuposto de que em Jesus o amor divino para com aquelas pessoas dadas como perdidas aos olhos dos homens tornou-se realmente salvação já aqui e agora.

Assim neste último domingo nós contemplamos o início da vida Pública de Jesus, com o seu Batismo. (cf. Lc 3. 15-16.21-22) O Batismo de Jesus foi acompanhado de três fatos: Primeiro - "Os céus se abriram...": Deus encerrou o seu silêncio e abriu seu coração e voltou a ser amigo dos homens. É o momento da reconciliação entre o céu e a terra, entre Deus e os homens. Segundo - "O Espírito Santo desceu sob a forma de Pomba": este fato relembra o dilúvio quando o céu estava fechado e a pomba com o raminho de oliveira foi o sinal de que a paz havia sido restabelecida. Terceiro: "Ouviu-se uma voz do céu...". Há 300 anos o povo não ouvia a voz de Deus pelos profetas. Ao enviar o Espírito sobre Jesus, Deus voltou a falar com os homens. Era a TRINDADE presente comemorando o grande acontecimento.

Jesus precisava ser realmente batizado? É claro que não. João até não queria batizar Jesus. Mas Jesus queria mostrar que a sua atividade, que estava iniciando,seria a continuação daquilo que João Batista já estava anunciando. Por isso se compararmos as pregações de João Batista e as primeiras de Jesus observamos que são idênticas. O Batismo de João não era sacramento, sendo que foram instituídos por Jesus. Era um rito de iniciação à Comunidade Messiânica aonde renunciava ao pecado, convertia-se a uma vida nova e passava a integrar a Comunidade do Messias. Era uma antecipação do Batismo cristão, na "água e no Espírito".

O que significa o Batismo para nós? Talvez saibamos da importância e da necessidade do Batismo, como nos descreve as Escrituras Sagradas: A Nicodemos, Jesus afirma: "Só se salvará quem renascer..."; na Ascensão, recomenda: "Ide... Batizai...". São Paulo resumia as obrigações e esperanças dos cristãos: "Pelo batismo, fomos adotados filhos..." Sabemos bem o que o batismo realiza na pessoa: lava a mancha do pecado original; dá uma vida nova; nos torna membros do Povo de Deus e da Igreja, nos torna Filhos de Deus e herdeiros do céu.

O Santo Padre Bento XVI ao refletir sobre o Batismo no último domingo asseverou: “É este mistério maravilhoso que constitui nosso "segundo nascimento" - o renascimento de um ser humano a partir do "alto", de Deus (cf. Jo 3:1-8) - é realizado no signo sacramental do batismo. Por este Sacramento, o homem se torna realmente filho, filho de Deus. A partir de então, o propósito da sua existência passa a ser atingir, de modo livre e consciente, aquele que é, desde o início, o destino do homem. "Torna-te aquilo que és" – é o princípio básico de educação da pessoa humana redimida pela graça”.

Mais do que um gesto de tradição o Batismo nos dá uma nova constituição: a de filhos amados de Deus e seus discípulos-missionários. Que possamos assumir a nossa condição de filhos, na pureza de intenções, já que lavados de nossos pecados somos chamados a viver a graça da virtude e da santidade inseridos na vida da Mãe Igreja para darmos testemunho do Deus vivo.

 

 

Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.


Imprimir   Email

Comentários (0)

Não há comentários postados aqui ainda

Deixe seus comentários

  1. Postando comentário como convidado. Inscreva-se ou faça login em sua conta.
0 Personagens
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização