Tempo do Advento

Error alex ring findings arrive

Catequese
Tipografia
  • Menor Pequena Médio Grande Extra grande
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
"Voz de um que grita no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”. No tempo do Advento também aparece o tema da conversão. Mas o que significa conversão?
Alguns pensam que é fazer somente práticas externas como, por exemplo, jejuar, dar esmola, fazer mortificação etc.Poderíamos dizer que tudo isso é um aspecto da conversão, porém o mais importante, o centro desta realidade é a mudança de mentalidade. Quando falamos em mudança de vida nos sobrevém a idéia de esforçarmo-nos, fazermos propósitos etc.
 
Entretanto, quem nunca experimentou que os propósitos e os esforços que, muitas vezes, caem todos por terra ou não conseguimos levar adiante. Por quê? Pelo simples fato de, como o povo de Israel, você e eu, vivemos muitas vezes uma vida de aparência. Fazemos muitas práticas externas, mas o nosso interior não está de acordo com aquilo que fazemos. 
 
O primeiro passo para que haja uma verdadeira conversão é conhecer-se verdadeiramente. Mas também interrogar-se: “eu” estou vivendo no caminho do Senhor ou estou fazendo o “meu caminho”, cumprindo “minha vontade” e buscando a vida de um jeitinho mais ou menos “cristão”? 
O que realmente impulsiona a nossa vida? 
 
Ao aproximarmo-nos do Natal percebemos que a realidade ao nosso redor transforma-se em luzes, em enfeites e em uma realidade consumista que nos leva a esperar em algo que não se realiza. 
 
O Papa Bento XVI, na sua Encíclica “Salvos pela Esperança”, afirma: “Não podemos continuar vivendo numa esperança que sempre recai no vazio, no nada, na falta de sentido, na monotonia de outro Natal” (cf. n. 2). 
 
Por isso, aparece uma voz forte que grita: “Preparai o caminho do Senhor”. O que dá esperança a nossa vida é um encontro pessoal com Cristo. Assim afirma São Paulo aos Efésios: “Vivemos num mundo sem esperança, num mundo sem Deus” (Ef 2,12).
 
Em que mundo tu vives? Tiveste um encontro com Cristo que te faz viver este tempo numa realidade nova? Cristo não vem para passar em vão ou para ser um dos caminhos oferecidos. Ele vem para oferecer-nos uma esperança que vai mais além do que é proposto hoje neste mundo. Cristo vem para endireitar, para reconstruir a nossa vida e para que esta seja verdadeiramente uma vida eterna, cheia de sentido e felicidade sem limites.
 
 
Pe. Alessander Capalbo
Paróquia Santa Maria dos Pobres

Comments (0)

There are no comments posted here yet

Leave your comments

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Attachments (0 / 3)
Share Your Location