Glossário de termos usados neste site

Igreja catolica

Procurar termos do glossário (expressão regular permitida)

Glossários

BÁCULO Acessos: 205
Sinônimos: Cajado, Bastão episcopal

Espécie de cajado que é utilizado pelo Bispo, significando o poder de guiar seus fiéis no caminho da salvação. Sua origem é a dos pastores de ovelhas, que guiam seu rebanho para lugares seguros ao abrigo dos perigos do campo.

BASÍLICA Acessos: 606
Sinônimos: abadia, ádito, catedral, convento, igreja, mosteiro, presbitério, santuário, sé, templo

É o termo com que antigamente se indicava um edifício público destinado a ser lugar de reuniões e com o qual se indica hoje o templo cristão dedicado ao culto. No direito canônico, é considerado como basílica o edifício destinado ao culto e ao qual, independe de sua qualidade de catedral, a autoridade eclesiástica conferiu o referido título, com os privilégios que lhe são inerentes. Essa atribuição acontece por concessão apostólica, mas o título de basílica pode também provir de um costume imemoriável. Em geral, é dado o título de basílica às igrejas que, por sua antigüidade, sua beleza e sua importância, atraem grande número de peregrinos ou são objeto de particular veneração.

BATINA Acessos: 190
Sinônimos: roupeta, sotaina

- Preto para os sacerdotes, arroxeado para os bispos, vermelho para os cardeais, branco para o papa, o hábito talar é envergado pelo clero católico no uso cotidiano e sob as vestes litúrgicas durante o exercício dos ofícios. Após as reformas promovidas pelo concílio Vaticano II, a veste talar, inclusive na Itália (a partir de 1966), é de obrigação somente durante as ações litúrgicas e pastorais. Fora delas, pode-se usar o clergyman.

BATISMO Acessos: 427
Sinônimos: Batizado

- O batismo é o primeiro dos sete sacramentos e, por isso, definido como o sacramento "da iniciação cristã": torna todo batizado filho de Deus, membro da Igreja, sanciona sua identidade pelo recebimento do nome próprio, e é necessário para o recebimento dos demais sacramentos.

BEATIFICAÇÃO Acessos: 272
Sinônimos: Beato

- Aprovação de uma pessoa como modelo cristão, para que possa ser cultuado. A beatificação é um passo para a canonização, na qual o beato é declarado santo. O beato pode ser cultuado apenas em alguns lugares (como um país ou a região em que viveu). Já o santo não tem essas restrições.

Ato ou efeito de beatificar.
Cerimônia na qual o papa declara que uma pessoa já falecida mereceu, por suas virtudes, entrar no número dos bem-aventurados, recomendando-a assim ao culto dos fiéis.

BEM-AVENTURADO Acessos: 586
Sinônimos: beatificado, beato, carola, predestinado, sacro, sacrossanto, sagrado, santo, venerável.

- Aquele a quem o Papa beatificou. Em certas situações, pode significar simplesmente um Santo.

adj. Muito venturoso, muito feliz.
Que traz ventura, que favorece.
S.m. Teologia Diz-se daquele que goza no céu a beatitude eterna.

BÊNÇÃO Acessos: 416
Sinônimos: Graça, Dádiva

- Ação litúrgica do sacerdote ou de outro membro da sagrada hierarquia, chamando sobre o fiel os dons de Deus e seus favores.

Ação de benzer, de consagrar: a bênção de um sino.
Graça concedida por Deus, acontecimento feliz: foi uma bênção do céu.
Ato de um padre benzer ou abençoar alguém.
Ação pela qual os pais abençoam os filhos.
Sentimentos e expressões de gratidão: sua caridade lhe atraía as bênçãos de todos.

BISPO Acessos: 677
Sinônimos: papa, patriarca, pontífice, prelado, sacerdote

Responsável pela administração de uma diocese, maior unidade territorial da igreja. É considerado sucessor dos apóstolos. Está diretamente subordinado ao papa.

s.m. Padre que na Igreja Católica recebe, através da sagração, a plenitude do sacerdócio e que tem a direção espiritual de uma diocese.

BLASFÊMIA Acessos: 269

- Palavra ou gesto pelos quais se pretende ultrajar a Deus.

s.f. Discurso, palavra proferida, que ofende fortemente uma divindade, insulta uma religião ou tudo que pode ser considerado sagrado.
Discurso, expressão, opinião, enunciado capaz de denegrir e ofender algo respeitoso ou reverenciado.